ESCOLA:
DATA: 05/04/2017.
ANO: 2º ANO
PROFESSORAS:
DURAÇÃO:
CONTEÚDOS:
· Família, minha História.
· Construindo minha identidade.
· Arvore genealógica.
· Conceitos de família e membros do cotidiano.
· Identidade.
OBJETIVOS GERAIS:
· Conhecimento sobre a família e origem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância das relações familiares;
· Identificar os papéis exercidos por cada membro familiar;
· Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles;
· Conhecer a própria história, construindo a identidade;
· Construir o conceito de família;
· Identificar antepassados;
· Incentivar a valorização da família.
· Proporcionar momentos de encontros e descobertas com a identidade pessoal de cada aluno por meio de atividades interessantes que os levem a pesquisas.

Leitura do livro: As famílias do mundinho
Conversar com os alunos em uma roda de conversa o que venha a ser família, membros familiares, quem mora na sua casa, entre outros, trazer ainda figuras em um cartaz mostrando fotos dos membros como mamãe, papai, irmão (a), para eles compreenderem a formação dos diferentes grupos familiares e discutir sobra à importância da família em nossa vida. Ressaltar que o grupo familiar, as pessoas que convivem na mesma casa.
Demonstrar através de figuras, diversos modelos de família. Propor que os alunos comentem oralmente como é sua família e quais pessoas compões, como também famílias que não seguem o modelo tradicional.
Depois professor fara uma pesquisa com os pais dos alunos sobre o sobrenome da família e origem, assim os alunos trarão e mostraram aos colegas na próxima aula.
Na sala cada aluno vai construí o seu nome de uma forma diferente, com recortes, dobraduras, gliter, cola colorida entre outros.



RECURSOS:
Papel pardo, cola, com recortes, dobraduras, gliter, cola colorida, folhas coloridas, impressão em a4, entre outros.
AVALIAÇÃO:
· Observar o desenvolvimento e dedicação de cada aluno na realização das atividades proposta.
· Mediante a observação continua e registros dos avanças e descobertas de cada um, tanto no desempenho oral quanto na escrita, interpretação.
· Participação das famílias
· Confecção dos nomes.
· Pesquisa do sobrenome.
REFERÊNCIAS:
https://educarefamilia.blogspot.com/
https://www.google.com.br/search?q=arvore+genealogica+atividade&client=firefox-b-ab&dcr=0&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjCp-Wg6enWAhUDG5AKHangAIAQsAQIJg&biw=1366&bih=645#imgrc=o6hwZy84QSi83M:
Nenhum comentário:
Postar um comentário